Tipos de artistas:
Contorcionistas
O contorcionismo é uma forma de acrobacia que envolve flexões e contorções no corpo humano. O contorcionismo é considerado uma arte circense.
A prática desta arte é principalmente desenvolvida em espectáculos do circo. Esta arte baseia-se na capacidade de dobrar as articulações de modo invulgar e é conhecida em todo o mundo desde a antiguidade e tem vindo a ser cada vez mais admirada. Antigamente o contorcionismo era constantemente encontrado em ilustrações e esculturas no Egipto, na Grécia e na Roma, por isso, esta arte já advêm desde o começo destas civilizações.
O circo romano deu um enorme contributo a esta arte e foi um dos seus maiores impulsionadores.Os Hindus faziam contorções no seu corpo porque queriam obter benefícios corporais e espirituais. Na Mongólia, as contorcionistas têm uma posição privilegiada na sociedade.
Quando o contorcionismo se começou a conhecer era visto como algo estranho e as pessoas que praticavam essa arte eram comparadas a animais. Actualmente, as pessoas já não têm essas ideias, pois, vêem aquilo que os/as contorcionistas fazem com respeito e admiração.
Estes artistas têm duas características principais que são: a criatividade e a fluidez.
Trapezistas
O trapezismo tem-se vindo a desenvolver cada vez mais ao longo dos anos. Os trapezistas praticam a sua arte em trapézios, lenços, arcos, entre outras coisas.
Existem vários tipos de trapézios, que são: o trapézio fixo, o trapézio sincronizado, o trapézio voador, o trapézio washington, a dança trapézica, o trapézio duplo, solo e triplo e o trapézio múltiplo, entre outros tipos de trapézio. O trapézio fixo permite que um ou dois acrobatas possam realizar acrobacias e equilíbrios juntos, por vezes com o trapézio e às vezes durante o voo.
Existem também um modo de trapézio fixo chamado de "anel" que é um anel em forma de trapézio em que o/a artista (principalmente mulheres) realizam as suas acrobacias. As pessoas sempre consideraram o trapezismo como algo espectacular e emocionante devido ao perigo dos exercícios e que são feitos tendo uma rede por baixo.
Palhaço
Palhaço (termo possivelmente derivado do italiano omino di paglia, ou "homem de palha") é o artista que, em espectáculos circenses ou em outros, se veste de maneira caricata e faz brincadeira, momices, graça e gestos, às vezes combinados com malabarismos, para divertir o público.
Embora vinculado imediatamente aos circos, o palhaço pode actuar também em espectáculos abertos, em teatro, em programas de televisão. É, pois, o personagem que tem a tarefa de entreter o público durante e, com frequência, entre as apresentações, especialmente no circo.
É geralmente vestido de um jeito engraçado, com trajes desproporcionados e multicoloridos, com aplicações de pinturas (maquilhagens) especiais e acessórios característicos. Entretanto, há também o palhaço mais dramático, melancólico, ou romântico (por exemplo, alguns palhaços já têm aplicada uma lágrima em seu rosto e roupas relativamente simples), além do que há as versões contrárias (símbolo do "mal", em contraste com o "bem"), casos estes em filmes ou em literatura de horror, pavor ou terror.
O nome palhaço, como foi dito, vem de pagliaccio (omino di paglia, ou "homem de palha"). Isso remonta à pessoa humilde do campo que chega à cidade grande e, muitas vezes, não consegue emprego. Logo, pois, fica sem condições de se manter. Passa a viver na rua, às vezes embriaga-se com cerveja, cuja espuma fica ao redor da boca (é a maquilhagem branca), e, de tanto tropeçar nas próprias pernas e cair com o nariz no chão, acaba ficando com o nariz vermelho (é o nariz vermelho, característico da assunção da figura de palhaço). Por não ter dinheiro para comprar roupas, ganha suas roupas de outros, mas estas não lhe servem: por isso, tem uma calça mais curta ou mais larga ou então um sapato muito grande, ou então um casaco grande demais, peças descombinadas e desproporcionadas entre si.
O palhaço só aparece numa relação com outra pessoa. Sua principal função é a graça, tanto no sentido de engraçado como no sentido de gracioso. Ele acaba por ser engraçado pelo facto de revelar o ridículo que todo humano carrega consigo, assim como a capacidade que todos têm de errar e de perder a qualquer momento. Embora existam palhaços que usam muita maquilhagem, eles são a essência da representação do humano, e, por isso, devem moderá-la para que apareça a pessoa por trás do nariz. O corpo e o olhar são os principais instrumentos de relação do palhaço com seu público.
Globistas
Os números feitos pelos globistas são muito perigosos, pois, se forem mal executados podem levar à morte dos praticantes, requerem muita perícia e muito trabalho e os praticantes necessitam de ter muita coragem.
Muitos praticantes do globo da morte iniciam a sua carreira com bicicletas dentro do globo, rodando em horizontal até que se acostumem, porque no início ficam tontos e só depois é que utilizam as motos.
Este Globo pode-se encontrar no centro da arena do circo ou a um canto da arena. Os praticantes desta arte fazem manobras muito arriscadas que prendem a atenção dos espectadores.
Este número perigoso envolve cálculos muito meticulosos que precisam de ser praticados em fracção de segundos. A única forma dos globistas comunicarem dentro do globo é através do olhar.
Estes artistas antes de ligarem as motos reconhecem o risco da apresentação, qualquer descuido pode ser fatal. O público muitas vezes pensa que o globo é grande, mas quem entra lá dentro, tendo mais dois ou três companheiros, já não acha o mesmo. Estes globistas conduzem com as motas a várias velocidades mas a mais frequente é aos 40 km/hora. O Globo da Morte surgiu em 1904 nos Estados Unidos da América.
Pirofagismo
Os pirofagistas, normalmente, são chamados de "comedores de fogo" para as pessoas que, de uma maneira artística, deitam fogo pela boca. É um artista, geralmente de circo.
Os comedores de fogo bebem um líquido inflamável e depois cospem para uma tocha acesa, a chama geralmente é segurada à distância de um braço e o líquido inflamável deve ser esguichado ambos espalhados, produzindo uma explosão espectacular. Às vezes, pequenos fragmentos são acesos no interior da boca, o que é muito impressionante, mas os comedores de fogo devem ser cuidadosamente limpos após o lançamento do fogo e, acima de tudo, ter cuidado para não engolir o líquido, pois ele pode produzir consequências muito sérias.
Equilibristas
É um termo geral para uma variedade de artes circenses que envolvem equilíbrio ou manter o equilíbrio. Formação em equilibrismo pode ficar muito extensa, uma vez que estas artes executam a gama de malabarismos para manter as pessoas no ar com os pés enquanto estão deitados em decúbito ventral.
Porque equilibrismo consiste em manter o equilíbrio em situações difíceis, que muitas vezes parece muito impressionante. Muitos circos usam equilibrismo em performances, em desfiles promocionais e fora de suas instalações para atrair pessoas, como o aparecimento de muitos actos equilibrismo é apelativa e atraente. Esses artistas também são por vezes envolvidos em promoções para casas nocturnas e eventos diversos, mantendo os hóspedes entretidos e interessados.
Acrobatas
"Akrobatos", palavra que define Acrobata, exprime-se na sua forma mais simples por "Akros", ou seja, aquele que dançava e fazia jogos de equilíbrio nas mãos e nos pés. O que é? A ginástica acrobática é um desporto relativamente recente, em que se realizam séries coreográficas acompanhadas de música, em pares ou em grupo.
Malabarismo
Um outro aparelho é a Clave de malabares, que possibilita a execução com outros aparelhos como facas e tochas que são muito utilizados em apresentações. As argolas para malabarismo também são um dos utensílios mais utilizados para a prática.
A origem do malabarismo é incerta, mas há registos que indicam ser uma arte praticada desde a antiguidade. Os Malabaristas divertem inúmeras pessoas por todo o mundo há milhares de anos. No antigo Egipto e na Roma antiga, o malabarismo estava ligado á religião.
Na Tumba de Beni Hasson, datada de cerca de 1900 a.C. existe uma pintura de um grupo de mulheres a fazer malabarismo com bolas.
O recorde de bolinhas, lançadas em cascata, foram 13. O feito foi realizado por Peter Bone no dia 7 de Novembro de 2005.
Atirador de facas
não me ajudou muito não
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